Sistema Educacional Brasileiro

15-04-2011 14:26

 O sistema educacional brasileiro está em estado de crise. O governo não investe em professores, nem na infraestrutura escolar. A exploração do trabalho infantil leva crianças a faltarem muitas vezes as aulas. As influências sociais levam ao desinteresse nos estudos e muitas vezes às drogas.

A educação só é bem válida se um professor de qualidade fazê-la, e isso é um problema no Brasil. A falta de professores qualificados destinados a ensinar para as escolas públicas, deixa ao governo pouca escolha. Além disso, a falta de salários pagos por este, leva a paralisação do sistema de educação pública, por causa das greves, prejudicando o estudante. As estruturas escolares (bibliotecas, salas com cadeiras em boa condição) são de obrigação do governo, e muitas vezes este não vem cumprindo com seus deveres, afastando cada vez mais o estudante da escola.

Os estudantes, ao invés de se dedicarem aos estudos, têm de realizar seus "deveres" em casa, ou nas ruas (pedindo esmolas, trabalhando como "flanelinha") e, dessa forma, faltando as aulas. 

As amizades fora do ambiente de estudo exercem grande influência sobre o comportamento do estudante. Amizades envolvidas com vícios, uso de drogas, ou realização de práticas ilegais, terminam causando uma certa atração ao estudante de praticá-los, interferindo no processo de aprendizagem deste.

A educação brasileira, principalmente a pública como se pode observar, não é de grande qualidade.Mas esses problemas podem ser revertidos através de mais investimentos nesse bloco e de campanhas para a integração do jovem na escola.E essas soluções devem se tornar foco do governo agora, pois a situação é precária, e o futuro do Brasil depende desses jovens.

       

Carteiras destruídas foram amontoadas na Escola Nilza Barbosa, em Eunápolis