Educação, Era XXI Parte 1

06-08-2011 21:24

Atualmente é comum ouvir pais reclamarem com professores sobre as notas de seus filhos.Isso acontece aprofundado nas relações pai-filho e estudante-professor. O pouco convívio entre pais e filhos, a falta de acompanhamento da aprendizagem em casa e na escola, e a liberdade dos estudantes atualmente, são fatores responsáveis pelo agravamento das relações entre alunos e professores.

Quanto mais tempo os pais passam com seus filhos, mais educação será transmitida para a criança. Além disso, a partir do convívio os pais passam a conhecer melhor seus filhos. Antigamente era comum que as mulheres ficassem em casa cuidando das crianças enquanto os homens trabalhavam fora. Atualmente é comum vermos situações em que a criança fica com a babá e os pais trabalham o dia todo.

O acompanhamento nos estudos e na escola (através das reuniões) pelos pais são de grande importância para mantê-los informados sobre o processo de aprendizagem dos filhos. Antigamente, como a presença dos pais nas vidas de seus filhos era maior, havia constante diálogo sobre coisas simples como o dever de casa, a escola, os colegas e os professores. A partir desses momentos era construída a confiança tanto no filho quanto nos professores, que se mostravam pessoas de respeito e autoridade.

Naquela época,era comum os pais aplicarem punições aos filhos quando faziam algo errado. Atualmente, como a presença dos pais é pouca em casa, a liberdade dos filhos que antigamente significava o momento de brincar ou de descontração, aumentou e eles quase não recebem castigos, mesmo quando fazem coisas erradas. A brincadeira com o pião e a boneca de "ontem" é o vídeo game, a TV, o computador, e o celular de "hoje" que alienam e trazem um comportamento diferente para as crianças, que querem cada vez mais liberdade e menos obediência tanto em relação aos pais quanto aos próprios professores, que são obrigados a ouvir reclamações dos pais em relação às notas escolares de seus filhos.

Quem antes era figura de autoridade para os alunos, hoje é de servidão. E no final das contas eles são os mais prejudicados. Isso mostra que apenas a educação da escola pouco significa em relação à educação primária, construída em casa, a partir dos atos e exemplos dos pais. Só assim, construiremos uma sociedade ética e moral onde o que prevalece são os valores.