Ser resiliente é ser tolerante com as mudanças da vida

22-02-2013 15:14

Durante toda sua vida, o ser humano passa por inúmeras dificuldades. O mundo tem se tornado cada vez mais desumano. A violência e a fome são apenas duas dentre as tantas situações com que lidamos todos os dias.  Tragédias inesperadas tem se tornado cada vez mais frequentes. Esses fatores só tornam a prática da resiliência mais complicada.

Situações desagradáveis surgem todos os dias. Os problemas parecem nunca ter fim. Eles surgem desde o mais chocante e aterrorizante desastre ao mais simples problema no trabalho. Alguns até passam despercebidos, simplesmente por terem se tornado algo do cotidiano. A exemplo disto está a miséria, que cresce de forma cada vez mais agravante e, mesmo assim, parece não ser notada perante tantos outros problemas como a intensa violência dos dias de hoje.

Diante de tantas tragédias ao redor do mundo, desfrutar da vida pode se tornar uma tarefa complexa. Desastres como o ocorrido nos EUA, em dois mil e um, o tsunami que atingiu o Japão, em dois mil e onze e o incêndio ocorrido na boate em Santa Maria recentemente, são apenas algumas das situações que aterrorizaram o mundo.

Dessa forma, conduzir a vida de uma forma tranquila e equilibrada se tornou algo muito raro atualmente. O que é mais triste é que pequenos problemas, antigamente ignorados,  têm causado cada vez mais danos a saúde das pessoas que não conseguem superá-los.

 O mundo nunca deixará de ser como é. Os problemas sempre existirão. O que resta às pessoas então, é enfrentá-los. É de vital importância que o ser humano aprenda a ver as coisas de um lado positivo, otimista, buscando sempre usufruir de tudo que há de bom nelas, até que tal prática se torne involuntária. Dessa forma, mesmo que existam obstáculos, fica fácil seguir em frente.