Obama quer levar o petróleo do Brasil

23-03-2011 14:17

 Os telejornais apenas informam sobre a gloriosa chegada de Obama ao Brasil e como o primeiro presidente negro dos Estados Unidos é tão popular e carismático. Na realidade, existem outras intenções na vinda de Barack Obama ao Brasil. Veja algumas delas e como o povo está lidando com os interesses do presidente estadunidense com petróleo brasileiro.

    Enquanto Dilma Rousseff se prepara para receber o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, movimentos sociais historicamente ligados ao PT como CUT (Central Única dos Trabalhadores), UNE (União Nacional dos Estudantes) e MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) planejam uma série de protestos contra a visita do líder norte-americano ao Brasil. 

    Entre os motivos do protesto estão, segundo os manifestantes, o imperialismo americano no Brasil e a suposta intenção dos EUA de se apoderar do petróleo do pré-sal brasileiro. De acordo com Edson Munhoz, com o diretor do Sindipetro-RJ e diretor de meio ambiente da CUT-RJ, com o cenário de incertezas no Oriente Médio, o petróleo brasileiro é visto pelos americanos como uma “opção menos bélica”.     

    As pautas da visita do Obama são biocombustíveis e petróleo justamente no momento em que há toda essa confusão na Líbia e nos países árabes (tradicionais exportadores de petróleo para os EUA).