O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

26-02-2013 13:54

O Brasil tem se tornado o destino de milhares de imigrantes. Dentre os fatores que contribuem para tal realidade está a estabilidade geológica e a economia em rápido e intenso crescimento do país, que atrai àqueles que buscam novas oportunidades de trabalho. Além disso, o país tem necessitado cada vez mais de mão de obra externa com a descoberta do pré-sal.

O território brasileiro encontra-se no centro da Placa Sul-Americana. Tal localização promove a baixa ocorrência de fenômenos naturais, como terremotos, no país. Recentemente, o Haiti sofreu uma turbulação tectônica que provocou a morte de centenas de pessoas. Outros haitianos, então, imigraram para o Brasil em busca de uma vida mais tranquila após tal tragédia.

O Brasil tem se destacado cada vez mais no  cenário internacional. O país faz parte de um importante grupo econômico composto também por Rússia, Índia e China (BRIC). Tal mérito no mercado externo tem atraído uma grande quantidade de imigrantes que buscam no Brasil investimentos para a abertura do próprio negócio e novas oportunidades de trabalho. Essas pessoas, não apenas promovem a expansão da diversidade cultural brasileira, como contribuem positivamente para a economia emergente do país.

Outro fator que tem contribuído para a entrada de cada vez mais imigrantes no Brasil é a demanda cada vez maior de professionais especializados, para trabalharem na extração do petróleo e gás natural presentes na camada pré-sal.  Nos últimos anos, o ritmo de formação de engenheiros no Brasil aumentou consideravelmente, mas ainda assim, o número de profissionais ainda é insuficiente

O Brasil tem passado por momentos de grande prosperidade econômica. O governo deve aproveitar esse período para investir mais na infraestrutura, já que é de vital importância que o país esteja preparado para receber esses imigrantes. Dessa forma, o Brasil continuará a avançar economicamente e socialmente, em busca do título de país desenvolvido.