Lição de Vida - Ela acaba com o preconceito?

21-02-2013 23:09

Há certos momentos em nossas vidas que passamos por situações que para muitos é reconhecida como um verdadeiro tesouro. Alguns até dizem que uma forte lição de vida erradica todo e qualquer preconceito.

A etimologia da palavra "preconceito" deixa claro que tal ideia das coisas  é criada por nossas mentes antes mesmo de conhecê-las. Portanto, é possível afirmar que uma possível lição de vida não destrói o preconceito, já que o mesmo é involuntário e, por vezes, inconsciente ( o que permite à muitos pensar que não o possuem).

A grande verdade é que as lições de vida nos ensinam sim, e ampliam nossas mentes e conceitos sim, mas não nos proporcionam a chance de não ter o PRÉ - CONCEITO. Se assim fosse, seríamos pessoas sem a liberdade propriamente dita que nos permite o simples ( e complexo) ato de PENSAR.

De primeira vista, você leitor, pode até achar que estou sendo severa com minhas palavras. Mas, atenção! Não falo aqui sobre a forma violenta com que certas pessoas agem, seja por imaturidade ou qualquer outro motivo ( sou totalmente contra qualquer tipo de violência, tanto física como psicológica). Falo aqui sobre o verdadeiro significado da palavra PRECONCEITO, que confude a todos aqueles que declaram "Ué! Mas eu não tenho preconceito!". 

TODOS NÓS TEMOS PRECONCEITO. PENSAR é uma característica marcante em todos os seres humanos.

Concluo assim, que a lição de vida pode ser um presente valioso, mas usufruir desse bem pode ser ainda melhor. E transformá-lo em realidade só depende de nós.