Sustentabilidade
O mundo necessita do desenvolvimento sustentável. O desmatamento está fora de controle, há pouco uso de energias renováveis, e além desses fatores agravantes, o planeta está aquecendo de tal forma que coloca a fauna, a flora e toda uma população mundial em risco.
Dentre os fatores que mais contribuem para a destruição do meio ambiente está o desmatamento ilegal, que provoca o aumento da liberação de gases de efeito estufa na atmosfera, gera deslizamentos e erosões que prejudicam principalmente os que vivem em regiões de risco, e além de tudo gera a destruição de uma rica biodiversidade.
Outro fator colaborador para a necessidade cada vez maior da sustentabilidade, é a intensa utilização das fontes de energia não renováveis ao redor do mundo. Infelizmente, isso ocorre devido ao seu custo, relativamente baixo, quando comparado ao gasto ocasionado pela utilização de energias renováveis, como a eólica e solar. Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) são altamente poluentes, e por isso, contribuem para o efeito estufa, e consequentemente, para o aquecimento global. Dessa forma, as energias limpas apresentam-se vantajosas ao meio ambiente, já que não agridem a atmosfera e são inesgotáveis.
Além disso, as indústrias ao produzirem para um imenso mercado mundial baseado nas leis de um consumismo incontrolável, também prejudicam a natureza, ao liberarem uma quantidade gigantesca de gases provocadores do efeito estufa, como o CO2 e os CFCs, na atmosfera, provocando, assim como os combustíveis fósseis, o aquecimento global. As mudanças climáticas causam o derretimento de geleiras, enchentes, secas, dentre outros fenômenos catastróficos.
O planeta está em estado de alerta. O mundo passa hoje, por sérias dificuldades. Para que esse cenário cenário mude imediatamente é de vital importância que os países criem metas para a utilização de energias renováveis, para o reflorestamento de áreas desmatadas e, principalmente, para a implantação de fiscalização nas regiões mais prejudicadas. A sustentabilidade representa, assim, uma alternativa viável e ecologicamente correta para a preservação do planeta.