Diginidade Humana no Séc. XXI - Ciclo vicioso do Analfabetismo, Fome e Violência

15-02-2013 16:59

A negligência por parte de poderosos ao redor do mundo tem provocado a crescente e espantosa degeneração da dignidade humana. A falta de respeito pelo ser humano tem ocasionado uma verdadeira onda de violência, analfabetismo e, principalmente, fome. Todos esses fatores tem crescido de forma radical e desesperadora.

A violência tem se tornado uma realidade monstruosa em meio a uma sociedade que parece ignorar tal problemática. Não importa o tipo (física ou psicológica), ela tem aterrorizado o mundo, principalmente os países que, atualmente, vivem em meio a guerras intermináveis, como é o caso do Iraque.

No princípio, a violência psicológica começa na escola, que, ao contrário de ser uma instituição que visa a formação de cidadãos honestos, tem se tornado um cenário de verdadeiro desrespeito e caos. Tais escolas, muitas vezes, em situações precárias, não apresentam as condições necessárias para funcionamento, e a principal consequência dessa realidade é o número cada vez maior de analfabetos, principalmenete em países subdesenvolvidos.

A educação é um elemento de vital importância para a qualificação profissional de um indivíduo. Atualmente, a lista de exigências para que trabalhadores sejam empregados está cada vez mais longa, e a alfabetização é, na maioria das vezes, a primeira delas. A breve consequência, então, de um indivíduo analfabeto é a fome, e associado a esta, a violência. É como um verdadeiro ciclo vicioso.

O mundo não pode persistir nesse estado de crise. Isso vai contra os direitos de todo e qualquer ser humano. As condições miseráveis que milhares de pessoas ao redor do mundo são desumanas. Para dar fim a esse cenário são necessários fortes investimentos em segurança, infraestrutura e, principalmente, educação, por parte de todos os países. Afinal de contas, a dignidade também é um direito de todos.